quinta-feira, 8 de abril de 2010

AUDITORIA

Os aspectos resultantes da análise da auditoria ambiental realizada na nossa Escola foram os seguintes: “os aspectos mais negativos estão relacionados com os hábitos relacionados com o consumo e gestão da água na escola e em casa, com os hábitos de transporte da comunidade escolar e com a biodiversidade desenvolvida na nossa escola. O primeiro aspecto deve-se aos fracos hábitos de poupança da água na escola- não aproveitamento das águas da chuva para posterior reutilização, desperdício de água de rega, -- fugas de água, torneiras mal reguladas e a pingar. Os alunos questionados referem poucos cuidados pessoais com o uso da água. Outro problema referido prende-se com o deficiente tratamento dos efluentes.
Os hábitos de transporte devem-se ao facto de uma parte significativa da população escolar da escola sede viver em aldeias e montes a alguns quilómetros de distância, pelo que os alunos e docentes tendem a vir para a escola de transporte público e viatura própria em vez de a pé ou de bicicleta. Quanto à Biodiversidade, existem muitas falhas, devido à falta de uma horta biológica, falta de canteiros com plantas identificadas, falta de um lago e criação de ninhos para pássaros, entre outros aspectos. Neste domínio está prevista uma intervenção da responsabilidade da Câmara Municipal de Serpa para ajardinamento do espaço exterior da Escola. Os melhores resultados registaram-se nos parâmetros energia e espaços exteriores. Concluiu-se ainda que, a comunidade escolar e a própria escola, apresentam ainda falhas significativas no domínio ambiental, nomeadamente, uma consciência dos problemas ambientais ainda longe do desejável. Continuaremos a fazer salientar maus hábitos de conduta no que concerne aos resíduos e a monitorizar evoluções nas atitudes da comunidade escolar no sentido da sua consciência ambiental.